domingo, 15 de março de 2009

Atividade Sobre o Filme O Terminal


Como uma organização, o aeroporto mostra preocupação em atender pessoas de todo o mundo. E é na comunicação que se destaca isso, principalmente através da sinalização que é o ponto de partida dessa interação. Sinalizações mundialmente conhecidas são utilizadas para facilitar o atendimento e o entendimento dos clientes no aeroporto.

O objetivo do filme foi mostrar como a falta de comunicação pode complicar a vida de alguém dentro de uma organização, destacando as dificuldades encontradas, a exemplo, quando o código linguístico é diferente.

Logo no início do filme, já podemos observar o logotipo de apresentação do mesmo que se utiliza de uma linguagem mista para transmitir a mensagem ao receptor que é o público alvo.

O personagem principal, Victor Navorski, era estrangeiro e não sabia dominar o código do país em que se encontrava, destacando a importância do idioma para quem deseja se comunicar.

Exemplo que mostra isso é logo no início quando o diretor do aeroporto tem dificuldade de comunicação com o personagem estrangeiro porque o código é diferente e para se fazer entender e ao mesmo tempo ser entendido utiliza diversas linguagens verbais e não verbais, como a palavra, mímica, gestos, objetos e o seu próprio lanche para descobrir as reais razões do mesmo estar em seu país e ao mesmo tempo contar o que estava acontecendo no país de origem do receptor, linguagens que não tiveram sucesso. Ao mesmo tempo o estrangeiro só de ver a imagem na TV, que não estava com o som ligado pôde perceber a situação do seu país.

Outros exemplos da diversidade de meios da comunicação são destacados durante todo o filme, como a sinalização do chão do aeroporto, dos banheiros, das placas de aviso de piso escorregadio, sinais luminosos e sonoros como o Bip; do entendimento do personagem quanto ao trabalho da funcionária do aeroporto que possuía carimbos com cores diferentes que podiam possibilitar ou não a entrada no país ou a permanência do mesmo no aeroporto e ainda quando o mesmo no esforço de melhorar sua linguagem utiliza-se de livros iguais com códigos diferentes como o seu próprio e o do país que se encontrava para poder aprender o código e se relacionar melhor com as pessoas do aeroporto.

No filme foram utilizadas todas as linguagens: verbal, não verbal e mista, e o estrangeiro soube perfeitamente utilizar todas elas para conseguir o seu objetivo que foi pagar uma promessa que fez ao pai.


Nenhum comentário:

Postar um comentário